Prevenção de Quedas: medidas simples aumentam a segurança de pacientes oncológicos e idosos

23 de junho, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/393/1240x649.jpg

 

Segundo estudos da Associação Médica Brasileira (AMB), 30% das pessoas com 65 anos ou mais caem pelo menos uma vez ao ano e mais de 60% dos idosos que sofreram queda cairão novamente no ano seguinte. E os idosos não são os únicos que podem sofrer fraturas não aparentes, outras lesões graves e ter a qualidade de vida prejudicada por uma queda.  Dados do Instituto Brasileiro para Segurança do paciente, indicam que a fragilidade do paciente oncológico aumenta incidência deste tipo de acidente em 18%.

“Ao sofrer uma queda, além dos danos físicos, o paciente oncológico ou idoso também tem sua autoestima e emoções afetadas. E dependendo da gravidade dos danos causado pela queda, o paciente necessitará suspender a quimioterapia ou radioterapia para tratá-los”, alerta a enfermeira Elisângela Romano, VSM do Fluxo de Assistência do Instituo de Oncologia do Vale.

Pensando na preservação da qualidade de vida, em como reduzir o risco de queda entre os pacientes, no aumento da segurança no ambiente da clínica e em casa, a equipe multidisciplinar do IOV criou um protocolo especial de prevenção e um folder de orientação que é entregue ao paciente, familiares e cuidadores.

“Todos os pacientes que vem as nossas unidades são identificados com relação ao risco de quedas e, caso necessário, são acompanhados por um profissional de enfermagem em todas as suas movimentações na clínica. Além disso sempre orientamos sobre as mudanças que devem ser realizadas na rotina e em casa”, explica a enfermeira Elisângela Romano, VSM do Fluxo de Assistência do IOV.

   

Dicas para prevenção de quedas em casa:

·       Não ande em piso úmido ou molhado;

·       Coloque piso ou tapete antiderrapante no box do banheiro;

·       Instale barras de apoio no box e vaso sanitário;

·       Guarde utensílios em locais de fácil acesso;

·       Instale corrimão e faixas de segurança em escadas e rampas;

·       Evite uso de tapetes;

·       Não suba em bancos ou escadas;

·       Mantenha iluminação adequada em escadas e corredores;

·       Deixe a luz de vigia acessa a noite;

·       Não deixe objetos (brinquedos, jornais, fios elétricos e outros) espalhados pelo chão.