Qual a importância do acompanhamento psicológico no tratamento oncológico?

14 de abril, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/387/944x788.jpg

O acompanhamento psicológico é fundamental durante o enfrentamento de qualquer doença crônica. No tratamento oncológico, ele pode ajudar na elaboração do diagnóstico, na aceitação e adesão ao tratamento, bem como na retomada da rotina no pós-tratamento que será totalmente nova.

Segundo a psicóloga do IOV Ana Eliza Sakakibara, o paciente oncológico vivencia vários momentos de luto com a perda da saúde, de papéis sociais que exercia na família e no trabalho, bem como com as mudanças do corpo.

“Nesta fase há muitos medos e incertezas sobre o tratamento e como será o futuro. O acompanhamento psicológico ajuda a elaborar melhor o que se está vivendo, entender suas emoções, assim como a ansiedade e a depressão que podem ocorrer nesse período”, explica.

No IOV, o acompanhamento psicológico visa auxiliar pacientes e familiares a terem “ferramentas” e recursos para lidarem com suas emoções, pensamentos e o dia a dia do tratamento, com o objetivo de uma melhor qualidade de vida e o bem-estar emocional.

“Cada paciente é único, tem sua própria história e valores. Pontuar essas questões possibilita olhar mais para si, se permitir ser cuidado e entender suas emoções, sentimentos e comportamento com maior abertura, desenvolvendo recursos de enfrentamento para lidar com o momento atual”, afirma Ana Eliza.