RADIOTERAPIA IOV: TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO LADO A LADO

28 de setembro, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/404/1388x925.jpg

Para garantir a melhor assistência possível para os pacientes oncológicos, a equipe da radioterapia do Instituto de Oncologia do Vale tem investido em equipamentos de alta qualidade, novos protocolos de atendimento e acompanhamento multidisciplinar. No quesito equipamento, estão disponíveis quatro aceleradores lineares, sistema de planejamento que auxilia a equipe médica física no delineamento dos órgãos e alvos a serem irradiados e na distribuição de dose e planejamento do tratamento, bem como com a tecnologia para a radioterapia de intensidade modulada (IMRT).

“A IMRT é altamente precisa e permite uma melhor delimitação da área a ser tratada, reduzindo o impacto aos tecidos saudáveis do corpo e aumentando a eficácia do tratamento”, explica a médica radio- oncologista Sarah Leal Vilela dos Reis.

Além dos aceleradores lineares, ainda estão à disposição os acessórios utilizados diariamente no tratamento que proporcionam imobilização e precisão da radioterapia, como suporte e máscaras de cabeça e pescoço, suportes de pés e joelho, pranchas de tórax e mama e indexadores que garantem o perfeito posicionamento do paciente no aparelho de forma confortável. O IOV também conta com um equipamento de imagens digital, que oferece mais rapidez na captura de imagem, melhora da clareza e definição de contraste em comparação aos filmes de raio-x. 

Entre os atuais protocolos adotados está o hipofracionamento. Indicado para algumas pacientes com câncer de mama e outros tumores, ele permite reduzir o deslocamento da paciente, o número de sessões de radioterapia e obter os mesmos resultados, agilizando o tratamento.


Mais do que tecnologia

Cerca de 60% dos pacientes oncológicos irão passar pela radioterapia em alguma fase do tratamento, seja para controlar os sintomas da doença, impedir o crescimento das células tumorais ou até mesmo destruí-las. Dada a importância da radioterapia, hoje estão disponíveis muitas técnicas que oferecem mais precisão e segurança.

O Instituto de Oncologia do Vale, sempre alinhado com as necessidades dos pacientes, oferece o que de mais atual no tratamento radioterápico, mas aqui eles contam também com o cuidado coordenado, acompanhando-os em todas as fases do tratamento para auxiliar no controle dos sintomas e efeitos colaterais, uma equipe multiprofissional que oferece suporte nutricional, psicológico, fisioterápico e uma visão integral da pessoa.

Tudo isso visa oferecer tanto ao paciente quanto à família, além da melhor tecnologia e tratamentos possíveis, qualidade de vida e uma perspectiva mais humanizada durante o combate ao câncer.