Roda de conversa do IOV cria ambiente acolhedor para pacientes

31 de outubro, 2019 em Oficina

http://iov.com.br/files/c/253/1070x706.png

Acolhedora, esperançosa e otimista. Foi assim que os pacientes do Instituto de Oncologia do Vale descreveram a roda de conversa realizada na unidade de São José dos Campos, como parte da programação da Oficina de Qualidade de Vida para promover a troca de experiências.

Com o tema “tratamento oncológico e mudança de vida: como lidar?”, a roda foi acompanhada pela psicóloga do IOV, Ana Eliza Sakakibara, e foi conduzida pelos próprios participantes que tiveram a liberdade de compartilhar um pouco sobre a experiência vivida por cada um.

“A roda de conversa é muito positiva, há uma aproximação entre os pacientes com a troca de experiências e sentimentos”, destaca a psicóloga do IOV.

Falbina Hernandez, psicóloga e paciente do Instituto, contou que sua profissão não a colocou em vantagem alguma durante o tratamento oncológico. “Precisei buscar ajuda profissional e senti muita falta das pessoas, dos amigos. As pessoas pensam que vão atrapalhar e optam por não fazer uma visita, mas a gente precisa disso”, ressaltou.

“Não tem como comparar uma história com a outra, a troca de experiência faz parte do tratamento e não é algo que a gente encontra em farmácia”, destaca Lujan de Cássia Agostinho, psicóloga e paciente do IOV.