Saiba como é feito o controle de qualidade da radioterapia

16 de junho, 2023 em

http://iov.com.br/files/c/543/1200x627.jpeg

Para garantir a eficiência da terapia, além de realizar um minucioso planejamento antes de iniciar o tratamento radioterápico dos pacientes, a equipe de físicos médicos do Instituto de Oncologia do Vale também atua nos controles de qualidade e segurança dos aceleradores lineares, que são os equipamentos utilizados para a deposição das doses de radiação. 


Segundo o coordenador da equipe dos físicos do Instituto de Oncologia do Vale e físico médico, Luiz Fernando Pirani, diariamente, a equipe avalia, com a ajuda de equipamentos específicos, o calibramento dos aceleradores para garantir que eles façam a deposição correta das doses, respeitando o tamanho do campo a ser irradiado e a energia necessária em cada sessão.   


“Essa medida garante um altíssimo nível de precisão do tratamento, visando o melhor resultado com o menor dano aos tecidos saudáveis ao redor do tumor”, explica. 


Além disso, para garantir a qualidade dos atendimentos e a segurança dos pacientes, semanalmente, é realizada uma reunião com toda a equipe de enfermagem, cuidado coordenado e técnicos da radioterapia para avaliar se tudo correu de acordo com o previsto e se foi identificado algum efeito adverso importante, de modo que, caso haja necessidade, sejam criadas barreiras de segurança. 


Mensalmente, também acontece uma reunião com todos os físicos e médicos para avaliar os casos e estatísticas do serviço para que possam ser identificadas oportunidades de melhorias em todo o processo.