Saiba mais sobre a rotina de atendimentos durante a pandemia

07 de julho, 2020 em Notícias

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A equipe de cuidado coordenado e de recepção está entrando em contato com todos os pacientes que têm atendimentos agendados antes do horário que devem vir para as unidades para saber sobre o quadro geral de saúde deles. Caso sejam identificados sintomas respiratórios, febre ou quaisquer outros que possam sugerir a COVID-19, o atendimento é reagendado e eles são orientados sobre cuidados de isolamento social e para, em caso de febre ou dificuldade respiratória severa, procurar o pronto atendimento. Além disso, o cuidado coordenado, manteve-se ativo para tirar dúvidas por telefone e WhatsApp e para auxiliar no agendamento de exames, consultas, autorizações de guias e outras necessidades que não podem esperar. 

No interior das unidades, todo o fluxo do paciente foi redesenhado de modo a garantir o distanciamento social. A agenda de atendimentos e tratamentos foi reorganizada para proporcionar o espaçamento no horário de consultas e, em alguns casos, está sendo utilizada a telemedicina. "Separamos os tratamentos em estruturas diferentes, sendo: fluxo de quimioterapia, procedimentos rápidos e medicações orais. Os agendamentos dos pacientes em tratamento de quimioterapia estão sendo feitos com intervalos maiores, assim como o atendimento para orientação de pacientes em tratamento com medicações orais" explica a gerente de Lean Office do IOV, Stela Maris Antunes Coelho. 

Na recepção, corredores e consultórios, marcações foram feitas no chão e nas cadeiras para garantir o distanciamento e a utilização de máscaras por todos na clínica. Também foram reforçados os comunicados de orientação sobre cuidados e prevenção nos televisores das recepções da unidade, no site, redes sociais e demais meios de comunicação com pacientes e comunidade. 

“Todas essas ações puderam ser tomadas muito rapidamente, devido ao conhecimento e experiências que acumulamos em pensamento lean ao longo dos anos. Elas nos ensinaram que ações imediatas devem ser adotadas conforme as circunstâncias mudam ao nosso redor e foi isso que nos permitiu não deixar de atender nem um dia durante a pandemia”, conclui Stela.