Sistema Mosaiq oferece mais agilidade e segurança para os pacientes da radioterapia

27 de agosto, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/399/1280x669.jpeg

Visando integrar informações do paciente nas várias fases do tratamento, aumentando a rastreabilidade, a segurança e gerando valor, as unidades de radioterapia do Instituto de Oncologia do Vale utilizam o Mosaiq. 

O software, desenvolvido por uma multinacional sueca, gerencia os tratamentos dos pacientes, transferindo os dados do sistema de planejamento para o acelerador linear e registrando todas as aplicações. 

“Nele conseguimos gerir e visualizar toda a rotina de tratamento do paciente, acompanhando-o em cada etapa, oferecendo mais segurança e agilidade nos atendimentos. Ele também permite que toda a equipe multiprofissional tenha acesso a informações que ajudam na adoção das melhores rotinas e condutas na clínica”, explica o físico-médico, Luiz Fernando Pirani, que é coordenador da equipe dos físicos.

Cada paciente da radioterapia possui um prontuário no Mosaiq, onde são adicionadas informações demográficas, notas sobre a evolução, imagens de identificação, posicionamento nos aceleradores lineares, aplicações realizadas, raios-x e outros exames de imagem. 

“Ele possui funções de agenda e ferramentas para controle de atividades referentes ao tratamento dos pacientes, como simulação, planejamento do tratamento, revisão, entre outras que facilitam a rotina das equipes e aumentam a segurança”, conclui a física médica do IOV, Isabela Rodrigues Rigo.