Tecnologia a favor do atendimento radioterápico

06 de janeiro, 2021 em

http://iov.com.br/files/c/364/2691x2362.jpg

A tecnologia é uma importante aliada do tratamento oncológico e radioterápico, em razão disso, o Instituto de Oncologia do Vale não poupa esforços para trazer para a região os mais modernos equipamentos e tecnologias.

Atualmente, as unidades de radioterapia contam com quatro aceleradores lineares, que têm um sistema de planejamento que auxilia a equipe médica e física médica no delineamento dos órgãos e em cálculos de tratamento, bem como com a tecnologia para a radioterapia de intensidade modulada (IMRT).

Indicada, principalmente, para o tratamento de tumores de próstata, cabeça e pescoço, ginecológicos, gastrointestinais e do sistema nervoso central, a IMRT é altamente precisa e permite uma melhor delimitação da área a ser tratada, reduzindo o impacto aos tecidos saudáveis do corpo e aumentando a eficácia do tratamento.

Também está disponível um equipamento de aquisição de imagens digital CR, que proporciona mais rapidez na captura de imagens, melhora da clareza e definição de contraste em comparação aos filmes de raio-x.

“A CR (Radiologia Computadorizada) nos permite uma excelente análise das imagens, tornando os planejamentos e portais de controle de qualidade muito mais eficientes para localização anatômica do tratamento dos pacientes”, afirma a supervisora dos técnicos em radioterapia, Deila Oliveira Bernardo.

Além dos aceleradores de alta tecnologia, ainda estão à disposição, os acessórios utilizados diariamente no tratamento, que proporcionam maior conforto como suporte e máscaras de cabeça e pescoço, suportes de pés e joelho, pranchas de tórax, mama e indexadores que garantem o perfeito posicionamento do paciente no aparelho e mais precisão no tratamento.

O IOV conta com uma equipe altamente especializada aplicando protocolos de atendimento estabelecidos para garantir, além do combate à doença, o atendimento humanizado.

“Nosso foco em todos esses investimentos é garantir o melhor e mais eficaz atendimento aos pacientes. Fato que é comprovado com a constante busca pela qualidade e as certificações internacionais que temos”, conclui a site manager do Grupo IOV, Leonídia Altoé.