Terminei o tratamento oncológico. E agora?

23 de fevereiro, 2022 em

http://iov.com.br/files/c/468/613x613.jpg

Durante o tratamento oncológico, o paciente pode apresentar medos, dúvidas e incertezas. Além disso, há muitas mudanças na rotina e, por vezes, uma reavaliação geral da vida que leva a uma pergunta muito comum ao término do tratamento, “E agora?”.

Segundo a psicóloga do IOV, Ana Eliza Sakakibara, o paciente diante de um tratamento oncológico ou qualquer outro que traz mudanças significativas para sua vida, vivência, momentos de luto como a perda da saúde, de papéis sociais que exercia na família e no trabalho, bem como com as transformações do corpo, passa por dificuldades e desafios para a retomada da vida e isso e completamente normal e gera diversas dúvidas.

“O acompanhamento psicológico é fundamental durante o enfrentamento de qualquer doença crônica,".

podendo ajudar na elaboração do diagnóstico, na aceitação e adesão ao tratamento, bem como na retomada da rotina no pós-tratamento que será totalmente nova”, explica.

Para a psicóloga, outra dica importante para retomar a vida após a conclusão do tratamento é priorizar um estilo de vida saudável, reorganizar a rotina de maneira que faça sentido neste novo momento, sem se esquecer das consultas periódicas.