Touca, luva e sapatilhas hipotérmicas ajudam na redução de efeitos colaterais durante a quimioterapia

12 de maio, 2022 em

http://iov.com.br/files/c/489/1200x1200.jpg

Pacientes em tratamento quimioterápico podem apresentar alguns efeitos colaterais como a queda de cabelos e a neuropatia periférica, nas mãos e pés, alterando da sensibilidade das extremidades, podendo até levar a perda de equilíbrio. Visando reduzir esses efeitos e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes, o Instituto de Oncologia do Vale oferece sem nenhum custo adicional toucas, luvas e sapatilhas hipotérmicas.

A utilização destes acessórios segue recomendações evidenciadas em estudos clínicos que apontaram que o benefício (chance de não ter alterações na sensibilidade) pode atingir até 80% das pessoas. Ela é realizada com acompanhamento médico e de enfermeiras especializadas.

“Oferecer mais bem-estar durante o tratamento é um dos nossos objetivos, por isso investimos para oferecer esses acessórios que podem proporcionar o alívio de efeitos colaterais que comprometem a qualidade de vida e até mesmo a autoestima dos pacientes”, afirma a site manager do IOV, Leonídia Altoé.


Entenda como funcionam a touca, as sapatilhas e as luvas hipotérmicas

Armazenadas em um freezer especial em uma temperatura de -34°C, as luvas, sapatilhas e toucas são colocadas no paciente cerca de 15 minutos antes de iniciar a infusão dos quimioterápicos.

Elas provocam uma contração dos vasos sanguíneos superficiais das mãos e dos pés que se contraem, diminuindo o fluxo de sangue na região periférica, e dessa forma, a quantidade de medicamento que chega até os nervos sensoriais é menor. Já a touca provoca a contração dos vasos sanguíneos do couro cabeludo. Dessa forma, a quantidade de medicamento que chega até a raiz do cabelo é inferior. A chance de diminuir a queda de cabelo varia entre 50% a 60%, desde que o paciente siga algumas recomendações e cuidados com o couro cabeludo e os fios de cabelo no seu cotidiano.