Vale do Paraíba conta com radioterapia com padrão internacional de qualidade

10 de novembro, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/358/443x377.png

Ao longo de seus 25 anos de história, o Instituto de Oncologia do Vale sempre buscou oferecer o melhor cuidado aos pacientes e o reflexo deste projeto pode ser visto no serviço de radioterapia que oferece na região com o mesmo nível de atendimento da capital paulista e qualidade reconhecida internacionalmente.

O serviço conta com quatro modernos aceleradores lineares, que têm um sistema de planejamento que auxilia a equipe médica e física médica no delineamento dos órgãos e em cálculos de tratamento, bem como com a tecnologia para a radioterapia de intensidade modulada (IMRT), que é altamente precisa e permite uma melhor delimitação da área a ser tratada, reduzindo o impacto aos tecidos saudáveis do corpo e aumentando a eficácia do tratamento. 

Além disso, a equipe altamente especializada conta com protocolo de atendimento estabelecido para garantir, além do combate à doença, o atendimento humanizado.

Durante todo o tratamento, os pacientes contam com o Cuidado Coordenado que dispõe de uma equipe exclusiva de acolhimento e acompanhamento durante todo o tratamento. Ela tem um papel muito importante de orientação e suporte, atuando, principalmente, no controle da dor e dos efeitos colaterais, proporcionando apoio e antecipando as necessidades do paciente.

Como fruto de todo esse investimento e dedicação, a radioterapia do IOV foi a primeira do Vale do Paraíba a conquistar o nível Diamante da certificação Qmentum Internacional.

“Para nós isso foi motivo de grande alegria e resultado de muito trabalho, pois a Qmentum é aplicada em mais de 30 países, assegura às organizações o atendimento dos requisitos de governança e boas práticas assistenciais, orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, utilizando critérios com validação mundial”, explica a site manager e gerente de relacionamento do IOV, Leonídia Altoé.


Marcações da Radioterapia: para que servem ?


Algumas vezes observamos que pacientes em tratamento oncológico têm algumas marcações na pele feitas com caneta tipo piloto e cobertas por uma espécie de película adesiva. Essas marcações fazem parte de uma etapa muito importante do tratamento radioterápico, que é quando o médico delimita a área do corpo a ser tratada.

Segundo a supervisora de Radioterapia do IOV, Deila de Oliveira Bernardo, após o planejamento do tratamento são feitas marcações para conferir tamanho do campo a ser tratado e para que o mesmo alvo tumoral seja atingido todos os dias e o paciente seja posicionado na mesma localização anatômica da área do câncer a ser tratada. 

“Quando o paciente entra na sala de radioterapia, o posicionamos de maneira que o laser que se encontra na sala reflita exatamente nas marcas, chamadas de isocentro. E assim, fazemos todos os dias, posicionando sempre de forma exata, garantindo precisão no tratamento”, explica. 

Como as marcações são feitas com canetinha elas podem sair facilmente na hora do banho, então é adotada uma proteção. “Usamos adesivos upsites transparentes próprios para pele por cima das marcações para proteger a marquinha. Além disso, orientamos o paciente no cuidado ao tomar banho e trocamos estes adesivos sempre que necessário”, afirma Deila. 

“Usamos adesivos upsites transparentes próprios para pele por cima das marcações para proteger a marquinha. Além disso, orientamos o paciente no cuidado ao tomar banho e trocamos as marcações sempre que necessário.”