Dia Mundial de Combate ao Câncer relembra sobre a importância da prevenção no combate à doença

08 de abril, 2019 em Campanha

http://iov.com.br/files/c/176/1280x425.jpeg

Estimativas do Inca apontam 600 mil novos casos devem ser diagnosticados somente no ano de 2019

 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de abril) foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate à doença, que a cada ano atinge milhões de pessoas.

No Brasil, apenas em 2019, estima-se que 600 mil novos casos sejam diagnosticados, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Estes números demonstram a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença, tais como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

O Instituto de Oncologia do Vale, desde a sua fundação, há 23 anos, investe na divulgação de informações que estimulem hábitos saudáveis e ajudem na prevenção à doença, por meio do Programa de Combate ao Câncer. Em 2018, cerca de nove milhões de pessoas foram impactadas pelas ações educativas do IOV, tais como o Dia Nacional de Combate ao Fumo e Dia Nacional de Combate ao Câncer e participações em matérias jornalísticas que ajudam a divulgar informações sobre a doença.

Neste ano novas ações já estão sendo desenvolvidas pela equipe do IOV para continuar estimulando a prevenção ao câncer, mas você também pode ajudar a reduzir o número de casos da doença, adotando medidas muito simples em sua rotina:

 • Inclua mais frutas, legumes, verduras e cereais integrais em sua dieta tornando-a variada e equilibrada;

• Pratique exercícios físicos! Este hábito também contribui para evitar a obesidade, um fator de risco importante para o câncer;

• Não fume! O cigarro libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas no organismo e isso faz com que esse hábito seja um fator de risco para o câncer na cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e mama;

• Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool aumenta o risco de desenvolver câncer.