IOV apoia restauração do Parque Vicentina Aranha

30 de maio, 2016 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/20/1200x900.jpg

Para o IOV, estimular um estilo de vida saudável e a vida social ativa também faz parte das estratégias de combate ao câncer, por isso, desde 2013 o instituto está apoiando as obras de restauro do Parque Vicentina Aranha, um importante patrimônio histórico e cultural de São José dos Campos.

A iniciativa do IOV tem reflexos diretos na execução da obra e, também, na participação da iniciativa privada no processo de recuperação do parque

Segundo a diretora executiva da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura de São José dos Campos, Ângela Tornelli, a parceria é fundamental para viabilizar as ações de restauração. “A iniciativa do IOV tem reflexos diretos na execução da obra e, também, na participação da iniciativa privada no processo de recuperação do parque”, explica.

O Parque Vicentina Aranha tem 63 mil metros quadrados de área verde e 11 mil de área construída. É um importante e expressivo patrimônio cultural, tombado em nível municipal e estadual, configura-se como um dos mais significativos exemplares da arquitetura senatorial da América Latina. Foi responsável pela transformação física e econômica da cidade no início do século XX, exercendo sua função como equipamento de saúde até o final da década de 1990. Com sua desativação o processo de degradação física se intensificou, fato que incentivou a mobilização para tombamento e consequentemente a recuperação gradativa do espaço.

A primeira etapa da restauração já foi executada, assim como a segunda, iniciada em 2013, que compreende a execução dos projetos e obras. Já foram restaurados e reabilitados integralmente dois pavilhões, em 2014 o pavilhão Alfredo Galvão e em 2015, o pavilhão da antiga lavanderia, que abriga o “Centro de Formação Profissional para construção Civil e Restauro”.