Qualidade e Segurança são os diferenciais de saúde do IOV

31 de maio, 2016 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/17/960x540.jpg
Metodologia Lean, alinhada a treinamentos, contribui para a redução de desperdícios, maior produtividade e melhores resultados

Proporcionar ao paciente e aos familiares um ambiente acolhedor, seguro e confortável faz toda a diferença no momento do tratamento de uma enfermidade. Nesse sentido, o Instituto de Oncologia do Vale (IOV), tem evoluído rapidamente e hoje é reconhecido como diferencial nas instituições de saúde.

Ferramentas de qualidade com treinamentos Yellow Belt, alinhadas à metodologia Lean, foram agregadas às rotinas de diversas áreas do Instituto, permitindo a análise e melhoria constante dos processos.

“A produtividade aumentou com a utilização das ferramentas Lean. Percebo que os clientes internos e externos estão muito satisfeitos de forma geral”, acrescenta o Diretor Executivo do IOV, o médico oncologista, Doutor Carlos Frederico Pinto.

O Yellow Belt é um treinamento que tem como objetivo capacitar profissionais na utilização de métodos e ferramentas para a redução de desperdícios, maior produtividade e melhores resultados.

“Os cursos são muito práticos e relativamente de curta duração. Neles os colaboradores tem a chance de discutir os problemas diários ocorridos nos processos assistenciais e apresentar projetos de melhorias que ofereçam benefícios aos pacientes”, explica a Gerente de Qualidade do IOV, Stela Maris.

O Instituto vem aplicando o treinamento desde 2009 em médicos, farmacêuticos, enfermeiros e setor administrativo. Na edição de 2015, o treinamento envolveu os Sites Managers e VSM (Value Stream Mapping) e aconteceu em duas etapas, sendo: 1-Desenvolver a liderança participativa dos colaboradores com atitudes do coach; 2- Capacitar líderes para que estes possam identificar os problemas e os desperdícios ocorridos nos processos assistenciais, eliminando os mesmos. Além de medir e avaliar as mudanças.

“O treinamento nos direciona a uma nova maneira de pensar, de discutir nossos problemas e resolvê-los em equipe, proporcionando melhoria contínua em nosso trabalho e valorização das pessoas”, comenta Doutura Gláucia Ribeiro Albino Zucarelli, médica oncologista  do IOV. 


Projetos Yellow Belts de 2015


Faturamento

Melhorias: Layout da folha de sala. Ganhos na digitação com redução de 724 horas/ano. Realização da folha de sala pela enfermagem com economia de 100horas/ano, possibilitando mais tempo com o paciente.

Radioterapia

Melhorias: Trabalho padronizados dos processos, ganho na segurança do paciente e colaborador.

Farmácia

Melhorias: Nova estruturação do fluxo de medicação. Ganhos de 5 etapas para liberação da medicação oral, redução para 1 etapa, eliminando a espera do paciente em 80%.

Enfermagem:

Melhorias: Gestão Visual do setor da triagem e apoio no projeto de desenvolvimento do Fluxo da Sala de Procedimentos Rápidos. Ganhos na redução de espera do paciente para os procedimentos rápidos em 50%.