Cuidado com as #FakeNews! Termômetros de testa, com mira infravermelho, não provocam danos à saúde.

03 de setembro, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/351/1200x628.png

Muitas #FakeNews têm circulado pelas redes sociais e aplicativos de mensagens eletrônicas, prejudicando o combate à pandemia do coronavírus. Uma delas é que os termômetros de testa de raio infravermelho, podem provocar câncer, cegueira e problemas de memória.

Não há nenhum respaldo científico de que este tipo de termômetro cause qualquer problema intracraniano ou tipo de câncer. Os raios infravermelhos são seguros, estão presentes na luz solar e são usados na medicina com segurança, desde a década de 1950, principalmente nas áreas de reumatologia e medicina estética.

“Esse termômetro mede a temperatura de forma rápida e sem encostar nas pessoas. É um método bastante seguro e importante para nos ajudar no controle da pandemia e na triagem das pessoas que podem entrar nas unidades do IOV, sem oferecer o risco de transmissão da Covid- 19”, comenta Dr. Henrique Zanoni, médico oncologista e diretor clínico do IOV.

É importante ressaltar que os termômetros de infravermelho são usados no mundo todo e foram aprovados há muito tempo. No Brasil, eles são autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Antes de se preocupar e divulgar informações como essa, é muito importante checar se elas são verdadeiras ou falsas. Já existem alguns sites onde se pode fazer isso. Aqui estão alguns deles:

https://manualdomundo.uol.com.br/2020/08/nao-te-contaram-tudo-sobre-termometro-de-testa/

https://globoplay.globo.com/v/8822693/

https://www.boatos.org/saude/termometro-na-testa-raio-destruidor-da-glandula-pineal.html