Dia Mundial dos Cuidados Paliativos alerta sobre a importância de proporcionar conforto e bem-estar a pacientes com doenças incuráveis

07 de outubro, 2020 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/354/1200x628.png


Em 2020, o tema do Dia Mundial de Cuidados Paliativos é “Meu cuidado, meu conforto".


No dia 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, data que visa compartilhar a importância de compreender as necessidades médicas, sociais, práticas e espirituais de pessoas que vivem com doenças limitantes, graves e incuráveis. Durante todo o mês, ações serão organizadas em todo o mundo para informar sobre o que são os cuidados paliativos e estimular a criação de serviços especializados.

“Todos os pacientes que têm uma doença incurável podem e devem receber os cuidados paliativos, pois eles garantem um melhor manejo dos sintomas, ajudam a preservar a autonomia do paciente, bem como aumentam o bem-estar, a qualidade e a expectativa de vida”, afirma a médica oncologista pós-graduada em cuidados paliativos, Dra. Cristiane Dias Bittencourt.

Segundo a médica do IOV, o cuidado integral dos pacientes, o manejo dos sintomas e efeitos colaterais para promover o bem-estar sempre foram o foco do atendimento da equipe do IOV, tanto que para dar atenção a essas questões, foram criadas a Equipe Multiprofissional e o Cuidado Coordenado, que reduziu em até 75% a ida dos pacientes ao pronto-atendimento.

Agora, no mês dos Cuidados Paliativos, a instituição está dando mais um passo em direção ao objetivo de oferecer assistência humanizada e o melhor cuidado com a criação do Consultório de Cuidados Paliativos

Os colaboradores da área assistencial estão participando de palestras de capacitação sobre o tema e a rotina do consultório de cuidados paliativos está sendo implantada para iniciar os atendimentos na primeira quinzena de outubro.

“Inicialmente vamos atender todos os pacientes diagnosticados com câncer grau IV, mas o serviço também será estendido para aqueles que sentirem a necessidade ou cuja equipe de cuidado coordenado ou família solicitarem o acompanhamento”, afirma Dra. Cristiane. 


A importância dos cuidados paliativos na oncologia

A Associação Americana de Oncologia Clínica (ASCO), uma das mais respeitadas sociedades médicas do mundo, recomenda a inclusão dos cuidados paliativos nos tratamentos oncológicos no máximo até oito semanas após o diagnóstico de câncer avançado, para garantir o atendimento adequado, simultaneamente ao início do tratamento.

“Para a ASCO o acompanhamento precoce com uma equipe de cuidados paliativos multiprofissional faz parte do padrão ouro de atendimento oncológico”, explica a médica do IOV.


O que são cuidados paliativos?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na  assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida,  por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.