Fisioterapeuta do IOV lança livro sobre fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva adulto

11 de junho, 2019 em Notícias

http://iov.com.br/files/c/188/678x880.png

A fisioterapeuta do IOV, Dra. Carla Marzullo Plens foi coordenadora e uma das autoras do “Manual de Condutas e Práticas Fisioterapêuticas nas Unidades de Terapia Intensiva Adulto da Associação Brasileira de Fisioterapia em Oncologia (ABFO)” lançado no VI CBFO (Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia) 2019. 

“Participar como coordenadora e uma das autoras foi muito gratificante, estou feliz por poder auxiliar na capacitação dos fisioterapeutas que atuam com pacientes oncológicos”, afirma a Dra. Carla. Segundo ela, quando internados em UTI, estes pacientes requerem uma assistência especializada em questões de segurança relacionadas ao câncer, a progressão da doença e também em relação os efeitos colaterais associados ao tratamento oncológico, pois eles podem impactar na tomada de decisão no tratamento fisioterapêutico. 

O manual foi lançado em maio e faz parte de uma série da ABFO sobre condutas e práticas em fisioterapia em oncologia. “O manual apresenta as principais abordagens no tratamento fisioterapêutico de pacientes críticos oncológicos, através de embasamento científico e experiência clínica das autoras”, complementa. 

Segunda a Dra. Carla, o fisioterapeuta é um profissional fundamental para os pacientes com câncer e tem como missão prevenir ou reabilitar as disfunções ou sequelas relacionadas ao tratamento oncológico – cirúrgico, quimioterápico, imunoterápico ou radioterápico – além de promover também o controle de sintomas nos cuidados paliativos. “O programa de tratamento fisioterapêutico é realizado de acordo com cada fase de tratamento oncológico, promovendo melhora da qualidade de vida em todas as fases”, ressalta.